A ideia de definir a Presidência por meio de um corpo de delegados surgiu no século 18 e é atribuída aos chamados “pais fundadores” dos EUA.

Naquele momento, realizar uma campanha eleitoral em todo o país era quase impossível devido ao tamanho do país e às dificuldades de comunicação.

Simultaneamente, os EUA não tinha uma identidade nacional formada. Os Estados ficaram temerosos por seus direitos e o voto popular era temido por sua imprevisibilidade.

A ideia de definir a Presidência por meio de um corpo de delegados surgiu no século 18 e é atribuída aos chamados "pais fundadores"

A ideia de definir a Presidência por meio de um corpo de delegados surgiu no século 18 e é atribuída aos chamados “pais fundadores”

BBC NEWS BRASIL

Foi por isso que os criadores da Constituição 1787 rejeitaram a ideia de que o presidente fosse eleito pelo Congresso ou pelo voto popular.

Eles argumentaram que, em ambos os casos, os cidadãos escolheriam seu candidato local e os grandes Estados acabariam por dominar a política dos EUA.

“O sistema eleitoral americano é um grande compromisso”, explica Leeper a BBC.

“Ele foi projetado para alcançar um equilíbrio difícil entre os interesses dos Estados e as instituições centrais, incluindo a vontade nacional e a local.”

* Texto originalmente publicado em 8 de novembro de 2016 e atualizado em 7 de outubro de 2020.

00:00/00:40